aliud est celere, aliud tacere - traduction vers portugais
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:     

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

aliud est celere, aliud tacere - traduction vers portugais

Flávio Celere; Flávio Céler

aliud est celere, aliud tacere      
Uma coisa é ocultar, outra é fazer.

Définition

Célere
adj.
Veloz.
(Lat. celer)

Wikipédia

Céler (mestre dos ofícios)

Flávio Céler (em grego: Κέλερ) foi um general e mestre dos ofícios bizantino do começo do século VI, ativo durante o reinado dos imperadores Anastácio I Dicoro (r. 491–518) e Justino I (r. 518–527). De origem ilíria, aparece pela primeira vez em 503, quando foi nomeado general na Guerra Anastácia contra o Império Sassânida do xainxá Cavades I. Em 504, organizou suas tropas para defender Amida do cerco persa, mas logo partiu com elas para território persa, onde recapturou várias cidade e tomou muito butim. No final de 504 negociou uma trégua e no ano seguinte recuperou Amida. Em 506, liderou as negociações que levaram ao tratado que concluiu a guerra e em 508 foi nomeado como cônsul, provavelmente como recompensa.

Reaparece em 511, quando conspirou ao lado de Anastácio I para depor o patriarca de Constantinopla Macedônio II (r. 495–511) e recebeu ordens para assegurar que Severo de Antioquia e seus monges monofisistas fossem colocados em segurança em seus conventos na Síria. Em 512, foi enviado para Constantinopla para lidar com as revoltas calcedonianas, mas falhou. Ainda exercia função em 518, quando foi removido do posto pelo imperador Justino I (r. 518–527) Em 519-520, é mencionado participando nas negociações com o patriarca de Roma para terminar o cisma acaciano.